domingo, 7 de junho de 2009

coelho rosa gigante


Sim, tem alguma coisa muito estranha acontecendo no mundo. Mas o que seria? obra dos coletivos, organizações misteriosas onde o planeta funfa ao contrario.

"Este coelho rosa, foi construido em 2005 por um grupo de artistas vienenses. Essa e outras performaces fazem parte de um projeto chamado six projects for new york city, em que 6 grupos propuseram 6 ações diferentes para a cidade. Mas não é só essa esquisitisse que é obra dos coletios não; em mais de 300 cidades do mundo, na ultima sexta-feira de cada mês, bandos de cilcistas invadem o transito nas horas movimentadas. Cidades dos pampas à amazônia são invadidas por placas de trânsito adulteradas, paraquedistas de brinquedo caindo de arranha-céus. Em BH, abre-se uma loja gratis: só chegar e pegar. Mas afinal são acontecimentos interligados?
Coletivos são grupos de pessoas que compartilham o processo criativo e querem mudar o mundo, protestanto de alguma forma. Surgiu na época das idéias comunistas, mas não são beeem comunistas. O próprio jeito de trabalhar é, de certa maneira, política porque contém crítica ao induvidualismo- que é regra do mundo de hoje.
Os coletivos mais interessantes, são aqueles que questionam o mundo, a economia, a política sem discursos: apenas agindo. É o caso do superflex, grupo formado por três artistas dinamarqueses. Eles foram na amazônia, e perceberam que a produção de guaraná era controlada por um punhado de grandes empresas de refrigerante que pagavam pouco aos produtores. Aí resolveram lançar seu próprio refrigerante, e os lucros vão inteiramente para os produtores da amazônia (obvio que tem outras empresas ursupadoras de dinheiro e tem consciência do ideal coletivo, doando assim esses lucros).
Por essa ultima ação, concordo com uma coisa: o capitalismo, o sistema é um fato. Realmente, a única coisa que se pode fazer é tentar mudar o sistema entrando nele."

créditos: adaptação da matéria "inversão da ordem", na revista Super Interessante, de junho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário